Playlists para Baixistas #001 Os Melhores Álbuns e Playlists para Contrabaixistas
Olá Baixistas! Cláudio Renato por aqui…
Começaremos uma Série de Posts com o Titulo: “Playlists para Baixistas“, indicando as Melhores Playlists e Álbuns que todo Contrabaixista que se prese, deve ter em seu Spotify!
Neste Primeiro Post, Indicaremos o Álbum de uma Dupla que é simplesmente sensacional!
Você já ouvir falar que Menos é Mais? Pois é… Essa dupla resume isso com todas as letras, pois você vai ouvir neste álbum, somente Baixo e Voz. Inclusive esse é o nome da Dupla!
Bio Baixo e Voz
O Baixo e Voz teve início em 1991, quando eu, Sérgio Pereira, e minha esposa, Marivone Lobo, fomos convidados por Ruy Oliveira a gravar uma fita K7 junto com vários outros músicos de igrejas evangélicas da cidade de Ribeirão Preto (SP), cujo objetivo era levantar recursos financeiros para a ONG Conexão Paz.
Em uma das músicas que gravamos, Sempre Presente (Gilberto Bueno), fiz acordes no baixo. O arranjo original dessa música contava também com violão, teclado, bateria e vocal solo. Quando acabamos a gravação, eu e Marivone percebemos que por meio dos acordes no baixo era possível investirmos nessa formação: um baixo e uma voz. Passamos então a fazer alguns arranjos nessa proposta musical.
Em 1994, o diretor nacional da missão Mocidade para Cristo (MPC), Marcelo Gualberto, organizador do Som do Céu, evento que reúne músicos e compositores de todo o Brasil há mais de 30 anos em São Sebastião das Águas Claras (MG), nos convidou para uma apresentação.
Com esse convite resolvemos então registrar nosso primeiro repertório (em K7, no ano de 1995). A partir de 1999 passamos a gravar nossos CDs: Baixo e Voz; em 2002 veio o segundo álbum, Veleiro (experimentamos outras combinações como quarteto de cordas, percussão, bateria e violão em algumas faixas); em 2005, Cores (quando gravamos as primeiras composições próprias); em 2008, Viagens de Fé (disponibilizamos gratuitamente e tivemos mais de 5.000 downloads); em 2012, o DVD (produzido pela Toca de Barro – Davi Heller e Jader Gudin, sob a direção musical de Edu Martins) e CD Baixo e Voz ao Vivo (levantamos os recursos do CD com crowdfunding com mais de 130% do valor alcançado pela plataforma Mobilize!). Lançamos depois, no YouTube e em plataformas digitais os singles Som e Silêncio (com Felipe Silveira no teclado/piano – 2018) e O Velho e o Mar (com Pedro Santos na percussão – 2019). E em 2020 foi a vez de disponibilizarmos o álbum Cores (remasterizado) para as plataformas digitais assim como a produção de um novo arranjo para o single Cores, com a participação de Edu Ribeiro na bateria e Romero Fonseca nos vocais.
Nestas mais de duas décadas, realizamos centenas de apresentações para milhares de pessoas em locais como SESC, FNAC, universidades (USP – Universidade de São Paulo, Universidade de Ribeirão Preto, Centro Universitário Barão de Mauá, UFV – Universidade Federal de Viçosa, Universidade Presbiteriana Mackenzie) e tivemos um de nossos projetos musicais escolhidos entre mais de 100 trabalhos musicais para a 10ª Feira Nacional do Livro, organizada pela Prefeitura de Ribeirão Preto (SP). Em janeiro de 2013, estivemos em eventos no Chile e em uma turnê no estado de Morelos, no México (Festival Sonidos de La Tierra).
Várias revistas fizeram menção ao Baixo e Voz, com ótimas críticas, entre elas Backstage 123 e 160, Cover Baixo 5, 26, 28, 38, 42, 47, 63 e 75 e Bass Player Brasil 18. Fazemos parte do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (desde 2012). Você pode saber mais sobre o Baixo e Voz também na Wikipédia.
Fonte da Bio: https://baixoevoz.com.br
Vamos deixar de conversa, e aperta logo esse Play!!!
Um abraço Groovado pra todos vocês!